CASA DE CULTURA HISPÂNICA
A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará foi fundada pela UFC e o Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, hoje Instituto de Cooperación Ibero-americana.
A Casa de Cultura Hispânica foi muito bem recebida no Estado do Ceará e assim, se iniciou a fundação de outras Casas de Cultura: Britânica, Portuguesa, Francesa, Alemã e Italiana que se agregaram mais tarde o Curso de Esperanto e a Casa de Cultura Russa, instituições estas que deram e dão notável contribuição ao estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento cultural do Ceará.
Hoje essa Casa tem cerca de mil alunos e conta com uma equipe de seis professores efetivos, três substitutos, estagiários da disciplina de prática de ensino, um bolsista de assistência e um servidor técnico – administrativo. O estudo da Língua Espanhola é ministrado em sete semestres, o que permite iniciar o conhecimento da rica literatura escrita em Castelhano, incluindo a literatura hispano-americana.
Em 1991 conseguiu a reabertura da Licenciatura em Espanhol na Faculdade de Letras da UFC, desativada por um espaço de 28 anos, e que hoje conta com um número crescente de alunos. Aqui se fundou a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Ceará, através da qual os professores realizam o curso que dita a Universidade da Salamanca. Esta Casa também estabeleceu uma valiosa relação com a Assessoria Lingüística da Embaixada da Espanha que tem proporcionado curso de aperfeiçoamento e capacitação de professores do Ceará e tem permitido que se realizem regularmente em Fortaleza, há quinze anos, os exames de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade de Salamanca com um número constante de candidatos
Portanto, podemos nos orgulhar de ter aqui em Fortaleza uma casa de cultura Hispânica tendo em vista a importância do conhecimento de linguas estrangeiras. Conhecendo a casa de cultura e seu grande valor como vimos na aula de campo, despertou em nós um maior interesse por essa lingua que é uma das mais importantes do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário