segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Física- Prof Samir

Painel Solar


Painéis solares são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica ou em energia térmica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou não). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.


O aparelho da figura acima mostra como a luz de uma pequena lâmpada faz girar um pequeno motor que está recebendo a luz da lâmpada como se fosse a energia solar. Ao interromper o trajeto da luz o motor imediatamente deixa de girar.



Essa foi uma das expeeriências bem interessantes que pudemos observar no dia da aula de campo.



Outra experiência foi a de espelhos múltiplos,nessa experiência observamos que a cada determinado ângulo é possível visualizar um determinado número de imagens que estão sendo refletidas no espelho.



Funciona dessa maneira:




Dois espelhos perpendiculares um ao outro.

Use dois espelhos planos grandes. As dimensões não são importantes mas o efeito é mais espetacular se os espelhos forem de bom tamanho, com pelo menos meio metro de altura. Junte os dois espelhos formando um ângulo de noventa graus, cuidando para que a junção entre eles seja bem estreita, quase imperceptível. Como mostra a figura acima, uma pessoa colocada na bissetriz do ângulo entre os espelhos deverá ver 3 imagens: a Imagem 1 se deve à reflexão no Espelho 1; a Imagem 2 se deve à reflexão no espelho 2; e a Imagem 3 se deve à dupla reflexão, nos dois espelhos. A imagem nessa reflexão dupla é interessante porque não troca a direita pela esquerda: você se vê como as outras pessoas lhe vêem.


Diversão

Movimente os olhos(dá uma impressão de que está rodando).

Nenhum comentário:

Postar um comentário