segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Inglês- Prof Eduardo


CASA DE CULTURA BRITÂNICA


O Curso de Cultura Britânica foi criado, em 4 de dezembro de 1964, com o nome de Centro de Cultura Britânica. O centro teve suas atividades iniciadas em 2 de agosto de 1965, sendo o Coordenador Geral dos Cursos de Cultura o professor Newton Teophilo Gonçalves. Depois o Centro de Cultura Britânica integrou-se a Faculdade de Letras pelo Plano Básico de Restauração da Universidade Federal do Ceará, e depois, ao Centro de Humanidades. Nesta ocasião mudou sua denominação para Casa de Cultura Britânica.
O Objetivo da Casa de Cultura é difundir os valores culturais do país a que ela se refere junto à comunidade e ainda servir de Colégio de Aplicação para os alunos de Prática de ensino dos cursos de graduação em Letras, em colaboração com o Departamento de Letras Estrangeiras e Letras Vernáculas.
A Casa de Cultura têm processo de seleção para ingresso similares, contudo, pode-se verificar pequenas diferenças que se justificam pela procura e pelos objetivos a serem alcançados por cada um dos cursos que a Casa oferece.




Para aqueles que terminaram o Curso Básico na Casa de Cultura Britânica (somente na Britânica), a Casa oferece preparatórios para os exames internacionais da universidade de Cambridge (PET, FCE, CAE) e TOEFL. Neste caso, a seleção se dá através de um concurso intitulado 'Seleção Cambridge - TOEFL' – Planejado e executado sob a orientação de um coordenador subordinado à Diretoria do Centro de Humanidades, o exame de Cambridge consiste de duas fases. Na primeira, o candidato se submete a uma prova de conhecimento específicos da língua inglesa referente a todo o conteúdo do curso básico. Na segunda fase, o candidato faz uma prova de compreensão auditiva da língua inglesa. Para o TOEFL, o candidato submete-se apenas a uma prova de conhecimentos específicos de língua inglesa e não existe prova de compreensão auditiva.
Enfim, podemos perceber que a presença da Casa de Cultura Britânica no nosso estado abre caminhos pra aqueles que pretendem um crescimento nessa área. Vimos na aula de campo que o inglês ensinado na Casa de Cultura Britânica não é o inglês norte-americano e sim o da Inglaterra. É importante lembrar que o certificado do curso é bastante reconhecido na Inglaterra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário